Casa do Ouvidor construção
Casa do Ouvidor construção
Casa do Ouvidor construção

A Casa do Ouvidor está identificada na ficha 39 do “Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores” e pela Ficha 63.200.38 do Inventário do Património Imóvel dos Açores, concelho de São Roque do Pico e na ficha 33 do “Património Cultural Edificado do Plano Geral de Urbanização da Vila de São Roque“.

Está ainda referenciada e fotografada no livro “Arquitectura Popular dos Açores” pag 400, edição da Ordem dos Arquitectos; no “Inventário do Património Imóvel dos Açores” num artigo “A Propósito do Património Imóvel dos Açores “ pag. 19, do Arquitecto José Manuel Fernandes; num outro artigo intitulado “Sobre a Habitação Tradicional do Concelho de São Roque” do Arquitecto João Vieira Caldas, pag 23. Uma foto da Casa do Ouvidor encima o referido artigo.

É referido, na obra supra citada, que o início da sua construção data dos primórdios do Século XVIII e, segundo informação verbal, a mando do Ouvidor da Igreja de São Roque do Pico, tendo sido executada pelo mestre que construiu esta Igreja.

Nas suas imediações, a 50 metros, existem classificados no Inventário do Património Imóvel dos Açores o “Tanque de Água da Baleia”, ficha 63.200.43 e os “Moinhos de Água da Ladeira dos Moinhos” ficha 63.200.42.

O projecto de recuperação do imóvel para turismo em espaço rural, na modalidade de Casa de Campo, respeita a sua traça original, com as necessárias adaptações às novas funções a que se destina.

A dignidade arquitectónica, histórica e cultural do edifício obrigou a um projecto que assegura e respeita esses valores e que, simultaneamente, proporciona todas as comodidades ao hóspede, criando um ambiente acolhedor, de modo a que ele sinta que a”A Casa do Ouvidor” é a sua própria casa.

Para se garantir esse objectivo, o projecto de arquitectura é da responsabilidade do Gabinete do Arquitecto Nuno Lopes, antigo Director do Gabinete Técnico da Paisagem Protegida de Interesse Regional da Vinha da Ilha do Pico, um profundo conhecedor da arquitectura tradicional desta ilha.

A utilização de equipamentos e materiais “Amigos do Ambiente” é uma opção claramente assumida quer por formação dos proponentes, quer como imagem de marca da A Cada do Ouvidor.

 

Casa do Ouvidor construção

Casa do Ouvidor construção